Como ser doador

Como ser doador

                                                                    
                                            
Primeiro passo - fale com a sua família
Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas. Mesmo assim, os familiares do doador sempre são consultados e precisam autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto à sua família para que ela de sua vontade.

Qualquer pessoa pode ser doadora
O doador de córnea não precisa ter compatibilidade de qualquer espécie com o receptor. Também não importa se apresenta problemas da visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou mesmo catarata e glaucoma. Para a doação de córneas, idade também não é impecílio. O que conta é o desejo de ajudar.

E de se o doador for menor de idade...
Quando a pessoa é menor de idade, os pais ou responsáveis devem dar o consentimento para a doação.

O momento ideal para a retirada da córnea
Seis horas após o falecimento é o tempo ideal para a retirada do tecido ocular. Por isso, é tão importante o Banco de Olhos ser avisado rapidamente da existência do doador. Existem, no entanto, fatores que podem contribuir para que este prazo possa ser maior (em alguns casos, pode ser de até 24 horas).

Deformidade, um mito
Os tecidos oculares são retirados de acordo com técnica cirúrgica que não deixa vestígios. A doação não modifica a aparência do doador. Portanto, a doação não deforma a córnea.

Sem custos
Não existem gastos com a doação. A doação não acarreta nenhum gasto para a família do doador. Os custos envolvidos no preparo da córnea são cobertos pelo Banco de Olhos.

Controle de qualidade rigoroso
Ele é feito pelos hospitais captadores de córnea, como o Banco de Olhos do Hospital de Olhos do Paraná, seguindo recomendações internacionais e normas do Sistema Nacional de Transplantes. Esse controle impede a transmissão de doenças infecciosas e assegura a boa qualidade do tecido doado.

Doação em vida é ilegal
No caso da doação de córnea, este tipo de procedimento não é realizado e não é permitido por lei.

Outras notícias

Transplante Fila Zero
Rua Visconde de Nacar, 776